Mato Grosso, Ter�a-Feira, 30 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat autoriza retorno de estágios presenciais em casos excepcionais
CONEPE
Unemat autoriza retorno de estágios presenciais em casos excepcionais
21/12/2020 14:15:04
por Danielle Tavares

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Conepe/Unemat), em reunião na última semana (16 a 18/12), aprovou de forma excepcional o retorno de estágios presenciais e atividades práticas curriculares para os cursos de graduação, durante o período de atividades remotas devido à pandemia da Covid-19.

A resolução estabelece que, em casos excepcionais, o acadêmico poderá realizar as atividades presenciais de estágios curriculares supervisionados, obrigatórios e não obrigatórios, em ambientes de atuação profissional, desde que sejam asseguradas, pelo órgão ou empresa responsável, as condições e normas de biossegurança institucionais e municipais.

A realização do estágio presencial não é obrigatória neste momento de pandemia. Os cursos que tenham a possibilidade de manter tais atividades de forma remota, devem priorizar essa modalidade.

“A Universidade tem que dar resposta à comunidade, considerando que, mesmo diante do atual cenário da pandemia, várias coordenações de cursos, colegiados e diretoria de câmpus vêm demandando atividades de estágios presenciais e reivindicando sua aprovação junto à Pró-Reitoria. Entendemos que esse retorno deve acontecer com maior segurança possível, seguindo protocolos médico-sanitários nacionais e internacionais”, disse o reitor Rodrigo Zanin.

A realização de atividades de estágio presencial dependerá de aprovação do Colegiado de Curso e Faculdades, que vai acompanhar durante todo o período o cumprimento das exigências sanitárias.

PREVENÇÃO À COVID-19

Os estudantes devem seguir as orientações específicas da parte concedente do estágio a que se encontram vinculados, como escolas, bibliotecas, empresas, hospitais, dentre outros, acatando os fluxos e as dinâmicas locais das instituições quanto às medidas de prevenção do contágio da Covid-19.

Antes de iniciar o estágio, o aluno deverá apresentar a coordenação de curso uma declaração expressa de que se compromete a cumprir o protocolo de biossegurança do local de realização do estágio, bem como não estar dentro do grupo de risco por comorbidades.

ATIVIDADES PRÁTICAS CURRICULARES

As atividades práticas, que envolvem laboratório e campo, serão regulamentadas por Instrução Normativa própria, de forma a adotar todos protocolos de saúde institucionais.

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24694 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada